segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O suicídio da jovem estagiária e o silêncio que incomoda


Texto relata o silêncio em torno da morte da estudante da PUC-SP, que tinha 21 anos, Viviane Alves Guimarães (foto ao lado), que se jogou do prédio onde morava no bairro Morumbi, na capital paulista, em 3 de dezembro de 2012 . Um suposto estupro pode ter motivado o suicídio da jovem. Viviane era estagiária de um dos maiores escritórios de advocacia de São Paulo (Machado Meyer Advogados). Segundo familiares, ela era uma jovem feliz e realizada.


Abra as pernas, feche a boca e tente não morrer: como ser uma jovem mulher em São Paulo.


Você possui o escritório de advocacia mais influente do país. Seus jovens sócios, mulheres e homens com menos de 40 anos que se acham os donos de São Paulo e ostentam salários mensais acima de 100 mil reais, decidem brincar com a vida e autoestima de uma menina de 21 anos começando a carreira como estagiária na empresa.

O combinado é sacanear a menina, certos da impunidade. Domínio dos meandros legais que fazem os algozes terem a certeza da impunidade. O ônus da prova ficará todo com a vítima.

Você é informado sobre o crime (apesar de seus jovens sócios e demais advogados influentes não olharem essa questão através do mesmo prisma moral dos pobres mortais) e aciona o departamento de gerenciamento de crise para preparar uma ação de acobertamento, caso alguma denúncia seja feita. O primeiro passo é escrutinar a vida sexual da vítima e catalogar qualquer “desvio de conduta”. Prepare um rol de testemunhas pagas a peso de ouro. Também prepare a compra do silêncio da vítima, ameaçando-a de ter a carreira encerrada em qualquer instituição de peso caso leve adiante a vontade de fazer justiça.

Enquanto isso os jovens sócios se regozijam do crime perfeito, da arte de terem sacaneado a novata. Provavelmente algumas das sócias, ex-estagiárias também estão rindo. Não é uma questão de gênero. É uma questão de poder.

Ao mesmo tempo que comemoram a impunidade, os jovens sócios ainda estão eufóricos por serem os responsáveis pelo escritório ter recebido o prêmio de Ëscritório do Ano no Brasil, pela consagrada publicação International Financial Law Review. Além de serem jovens e donos do mundo, agora o bônus será polpudo.

Mas a vítima não suporta a pressão. Decide pelo suicídio, em um dos bairros mais nobres da capital.

Merda no ventilador. Departamento de gestão de crise pesa a mão. Quem der prosseguimento na apuração pode perder alguns de seus maiores anunciantes. MSM fica calada. Alguns delegados também.

A vítima morreu três vezes: no ato da agressão, na impossibilidade de obter justiça e na destruição de sua imagem pública.

O escritório fará de tudo para manter a blindagem em seus jovens sócios criminosos e assassinos. Afinal, eles são a fonte de prosperidade do negócio, com sua agressividade e falta de ética. Estão ali para vencer. Para atropelarem os fracos que não aguentam os ritos de passagem para o mundo do poder sem limites, no qual uma jovem mulher não passa de mero brinquedo descartável.

Afinal, a temporada de contratação de novos estagiários já está aberta. E elas vão continuar correndo atrás do sonho.

Não é um livro de Scott Turow. Não teremos um herói para desvendar esse crime e fazer justiça. Vai tudo ser varrido para debaixo do tapete.

Felipe B
Fonte: Pragmatismo Político

13 comentários:

  1. se jogou não, há jogarão, a policia brasileira é uma merda, só presta para judiar dos que trabalhão, e fogem dos que praticão o mal, bando de safados e corruptos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem algum problema com a letra M jovem?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Marcos Ribeiro.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Bom comentário...

      Excluir
    4. Exemplo de como anda a educação no país... kkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Marcos Ribeiro, valeu! economizou minhas palavras. A língua portuguesa mandou lembranças pro "eu te ajudo na fé"...

      Excluir
    6. Jogarão, trabalhão, praticão kkkkk além do há que não cabe lá!

      Excluir
    7. POUCO IMPORTA COMO ESCREVEM AQUI ,O PROBLEMA NÃO É ESSE .E SIM UMA MENINA QUE HUMILHADA .DEVASSADA E MORTA POR ESSA CORJA .QUE IMPORTA OS ERROS DE PORTUGUÊS DIANTE DE TAL FATO .SEUS BABACAS. DEVEM SER DA MESMA LAIA.PODRES..

      Excluir
  2. no brasil os que estão por cima são todos vagabundos e pilantras.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente é a impunidade que rodeia os que "tem uma condição mais favorável", políticos, médicos, advogados, pessoas que invés de estarem protegendo e dando um futuro melhor para nossa população, estão aproveitando dos devaneios de uma justiça inquisitória e discrepante, que usa do bel prazer para condenar quem já está condenado por natureza.


    P.S: Ri de mais do comentário do praticão, jogarão, trabalhão, só coisa grande kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkk, vc tem problemas com a letra "M" foi hilário, rs.
    No nosso país as leis e presídios só servem para os menos favorecidos economicamente.
    Esse é o país onde o político rouba muito, recebe muito, mente muito e fica impune. Onde a polícia faz o que quer, forja provas e nós somos os palhaços que elegem os políticos e que pagam os salários dos policiais corruptos.

    ResponderExcluir
  5. Problemas com a letra "M" foi de matar!
    A cada dia que passa, vejo que esse país chamado Brasil não tem mais jeito. Nossos "governantes" são uma corja de corruptos ladrões e a polícia é o boneco, pois são trabalhadores que o estado comanda, por isso são da forma que são!
    País atrasado em todos os sentidos...sinto vergonha desse país que será de meus filhos no futuro.

    ResponderExcluir