sábado, 7 de setembro de 2013

O estúpido comentário de uma professora de Direito

                    Maristela Basso, professora de Direito Internacional pela USP 

Comentário ignorante, racista e xenofóbico é incompatível com a posição que ela ocupa

Nessa última quinta-feira (29), a professora de direito internacional da USP, Maristela Basso, ao comentar notícia sobre o episódio da fuga do senador boliviano, Roger Pinto Molina, para a embaixada do Brasil em La Paz, criando uma crise diplomática nas relações entre Brasil e Bolívia, afirmou que:

“(…) a Bolívia é insignificante em todas as perspectivas, é um país, sim, que tem uma fronteira enorme com o Brasil, dos nossos vizinhos o que tem a maior fronteira terrestre, mas nós não temos nenhuma relação estratégica com a Bolívia, nós não temos nenhum interesse comercial com a Bolívia, os brasileiros não querem ir para a Bolívia, os bolivianos que vêm de lá, vêm tentar uma vida melhor aqui, não contribuem com o desenvolvimento tecnológico, cultural, social e desenvolvimentista do Brasil. Então, a Bolívia é um assunto menor! (…)”

Abaixo segue trecho do Jornal da Cultura no qual a professora Maristela Basso faz o comentário.


Depois de certa incredulidade ao ser informado de que a professora teria proferido tal comentário em rede nacional, fui verificar a edição do telejornal e, ainda embasbacado, não pude deixar de questionar como poderia ser que, uma pessoa na posição de Maristela Basso, tenha um pensamento tão equivocado em relação a um país extremamente estratégico para o Brasil no cenário regional – quer no presente, quer projetando para o futuro – como a Bolívia. Foi inevitável não indagar-me sobre como uma pessoa com pensamento tão medíocre poderia estar ocupando a cadeira de Direito Internacional de uma das mais renomadas universidades do país, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e da manutenção de tal pessoa no cargo após tamanho disparate.

Embora a professora não tenha levado em consideração, atualmente a Bolívia é um dos principais fornecedores de gás natural para o Brasil, segundo uma apuração simples que pode ser feito na própria Internet, verifica-se que aproximadamente três quartos de todo o gás natural consumido pelas indústrias de São Paulo são provenientes da Bolívia. Na relação comercial estabelecida entre os países – que inclusive gerou uma polêmica quando Lula sentou com Evo Morales para rever os valores dos contratos – o gás chega ao Brasil através de um gasoduto de mais de 3000 quilômetros interligando a Bolívia (Rio Grande) ao Brasil, entrando no país através de Corumbá, passando por cidades como Campo Grande (MS), Três Lagoas (MS), Campinas (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) até chegar ao seu destino final, Porto Alegre (RS), sendo fundamental para todo o parque industrial da região sul-sudeste do país.

Fonte: TV Cultura

25 comentários:

  1. Sem surpresas !
    As mentalidades que seriam repudiadas em todo o mundo florescem no Brasil !
    Glorificação do apedeuta !

    ResponderExcluir
  2. Essa simplesmente jogou anos de estudo no lixo. Maristela faz um favor "Se joga".

    ResponderExcluir
  3. Ela está certa. A Bolívia, como país, é um parasita que se alimenta do Brasil, Chile e Argentina. Não é por que o título da reportagem diz que o comentário é estúpido que eu vou concordar. Brasileiros são extorquidos lá. Pagamos para entrar na Bolívia enquanto eles compram nossos carros roubados e transitam livremente por lá, e o Itamaraty nada pode fazer por causa do descaso da política boliviana com o direito estrangeiro. Verdade dói e choca, mas ignorância mata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc e com ela...e quanto a questão do gás ,defendida no alto, o Brasil é auto-suficiente me gás natural há anos. o Lula e o PT fizeram esse gasoduto e compram gás mais caro da Bolivia só pra bancar o governo do amiguinho Evo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Concordo plenamente... quem mora na região de fronteira ou já passou pela experiência de "passear" no país vizinho sente-se amedrontado...os "hermanos" têm livre acesso ao nosso país, utilizam nosso sistema de educação, saúde, adquirem propriedades e realizam práticas comerciais, muitas vezes duvidiosas,.em nosso solo, enquanto que quando pensamos tão somente em atravessar a ponte que separa Corumbá/MS da Bolívia, benzemos o corpo e rogamos a Deus para que possamos voltar com vida, pois corremos o risco de sermos assaltados, estuprados, assassinados, etc, e as autoridades brasileiras nada fazem para mudar essa situação... e outra, qual o custo-benefício do gás natural, sendo que mal utilizamos esse recurso no nosso dia-a-dia? Até onde sei, foi o Governo Federal quem financiou a instalação do gasoduto e fez um acordo às escusas para pagar um precinho bem mais caro ao Governo Evo por um recurso natural disponível no Brasil... Questão a ser pensada...

      Excluir
  4. isso é uma doida, professora de um curso de humanas, sem humanitarismo nenhum, trata as pessoas baseando-se em índices e estatísticas, e não percebe que estamos falando de seres humanos, mortais, e que precisam ser vistos primeiros dessa forma pois não são maquinas que agem de forma retilínea. E os argumentos dela são totalmente fracos, fala em militarismo, em democracia, quando na verdade o real interesse e tirar proveito em tudo, faz acordo ou aliança com quem pode dar algo em troca, é a mentalidade da maioria dos brasileiros, e com essa mentalidade estamos vivenciando o cúmulo da corrupção, da violência em nosso país, uma completa desgraça, infelizmente!

    ResponderExcluir
  5. o cara calou a boca dessa professora, ela foi tentar se explicar se afundou mais ainda na propia merda

    ResponderExcluir
  6. duas bestas, um tanque de roupas sujas para ela, e uma marreta sesta feira para ele

    ResponderExcluir
  7. É inaceitavel o comentario dessa professora, é extremamente absurda.

    ResponderExcluir
  8. cara Professora a humildade esta nas escrituras sagradas bem aventurados os humildes porque eles erdarão a terra quantos medicos bolivianos temos em nosso pais prestando serviços e salvando vidas ja que os importantes brasileiro não estão nem ai com a vida do proximo assim como vc que não respeitas seres humanos afrontando uma nação da um tempo ne si orienta melhor por favor

    ResponderExcluir
  9. existe pessoas que falam para os bacana , intelectuais
    e para aparecer na mídia .
    mas quando alguem fala a verdade,eles aparecem para criticar
    defendendo.

    eu vos pergunto:
    o que a professora falou que não seja verdade?

    ResponderExcluir
  10. ela não falou nada de errado, oque se ve aqui são falsos moralistas que apenas concordam com o titulo do texto, mais acabou por nao ler inteiro.
    bolivia lixo sim, nao ajuda em nada, parasita sul americano.até os indios no amazonas ajudam mais que eles.

    ResponderExcluir
  11. Certa como??? Todo e qualquer país é estratégico, todos tem sua importância para os interesses dos demais, é estupidez fazer um comentário como esse sim, muitos que fizeram comentários achando a posição da professora correto, duvido muito tenham dado uma pesquisa no "Dr. Google" e lido a respeito da Bolívia e os interesses que o Brasil tem lá, desde a importação de gás, investimentos federais e privados diretos para o desenvolvimento daquele país, na região é um dos países que em história recente teve o maior número de golpes de estado, sendo assim potencialmente um exemplo a ser seguido pelos vizinhos, felizmente não aconteceu. Apesar de ser considerado um parceiro comercial menor, merece ter uma análise mais aprofundada em outros âmbitos.

    ResponderExcluir
  12. É temos que convir que a cada dia que passa o que se parece é que as universidades do nosso país estão formando pessoas inadequadas... deveriam avaliar antes de aceitar qualquer pessoa em suas unidades... é repórter, é advogada, é professor, é médica... tá complicada a coisa... estão ficando críticos demais para quem está se formando... poderíamos até entender esse tipo de critica de pessoas desatualizadas ou leigas... mesmo assim devemos cuidar mais de nossas vidas a criticar as dos outros, são médicas de outro país comparadas a domésticas por repórter... domésticas as quais não vejo defeito e muito menos diferenças pois são pessoas comuns... prefiro uma médica simples, competente e respeitosa a uma bem sofisticada, indiferente e que me respeite... muitas das vezes os que nos ajudam mais são os que menos tem e que nos parece não ter a minima condição de nos ajudar... se esses profissionais que tanto julgam não notaram os pobres e humildes são mais unidos e solidários e são poucos os que tem muito e se preocupam com os que tem pouco... deveriam adicionar as cargas de faculdades o item conhecimento as classes, respeito e dignidade... obrigatória

    ResponderExcluir
  13. Eu não me ofendo com o que essas pessoas dizem,sou boliviana e estou aqui no Brasil a mais de 12 anos e tenho orgulho de ser de lá! Escrevo o português melhor do que um monte de gente,estou me formando em Pedagogia e essa Boliviana No qual o Pais é um "parasita"para vocês Vai dar aula para seus filhos. A minha Bolívia pode ser pobre em questão econômica,mas e rica em cultura é nós não desperdiçamos Comida como vejo aqui.A educação lá e uma das melhores na minha opinião! Eu tenho um orgulho Grande De ser Boliviana e tenho orgulho também de morar no Brasil.

    ResponderExcluir
  14. EU ASSISTO AO JORNAL DA CULTURA, NÃO PELA POLI QUE É UMA JORNALISTA ARROGANTE (MINHA OPINIÃO) E SIM PELOS CONVIDADOS, GOSTO MUITO DA PROFESSORA E OUVI O QUE ELA DISSE, FORA DO CONTEXTO É UM ABSURDO, PORÉM NO CONTEXTO NÃO. O QUE ELA QUIS DIZER FOI ESSE FATO COMPARADO A UM OUTRO E QUE A DIPLOMACIA BRASILEIRA ÀS VEZES ENTRA EM CERTOS CONFLITOS DESNECESSÁRIOS, O QUE É VERDADE, POIS NO BRASIL O QUE NÃO SE FAZ É CUMPRIR A LEI, PARA QUEM TEM DINHEIRO, É CLARO.

    ResponderExcluir
  15. EU ASSISTO AO JORNAL DA CULTURA, NÃO PELA POLI QUE É UMA JORNALISTA ARROGANTE (MINHA OPINIÃO) E SIM PELOS CONVIDADOS, GOSTO MUITO DA PROFESSORA E OUVI O QUE ELA DISSE, FORA DO CONTEXTO É UM ABSURDO, PORÉM NO CONTEXTO NÃO. O QUE ELA QUIS DIZER FOI ESSE FATO COMPARADO A UM OUTRO E QUE A DIPLOMACIA BRASILEIRA ÀS VEZES ENTRA EM CERTOS CONFLITOS DESNECESSÁRIOS, O QUE É VERDADE, POIS NO BRASIL O QUE NÃO SE FAZ É CUMPRIR A LEI, PARA QUEM TEM DINHEIRO, É CLARO.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. No meu curso de Direito temos aulas onde aprendemos sobre HUMANIDADE, sobre quebrar os dogmas de preconceitos que carregamos através de uma herança cultural muito distorcida. A universidade na qual estudo não está entre os eleitas melhores do país, mas eu tenho certeza que é uma das que constrói cidadãos melhores que se tornaram advogados conscientes.
    Quem esta senhora pensa que é pra menosprezar alguém? Sinto ASCO com gente dessa laia, que pretende se passar por esclarecida, que representa nossa categoria de forma tão vulgar, com conceitos tão mesquinhos.

    ResponderExcluir
  18. concordo plenamente com Maristela Basso

    ResponderExcluir