terça-feira, 12 de março de 2013

Dilma a todo vapor e de olhos em 2014, deixa PE na mão.



A administração da presidente Dilma Rousseff derrubou os repasses federais para financiar projetos apresentados pelo governo de Pernambuco, que é comandado por Eduardo Campos (PSB), potencial adversário da petista nas eleições presidenciais de 2014.
De acordo com os dados do Tesouro, o governo federal aumentou o porcentual de verbas distribuídas ao governo pernambucano quando Lula e Campos estavam no poder e eram aliados sem diferenças.
Em 2010, Campos chegou a receber 994 milhões de reais dessas transferências – neste ano, ele disputava a reeleição com o apoio do PT. A partir de 2011, primeiro ano da administração Dilma na Presidência, o quadro começou a mudar. Em 2011, as transferências caíram para 318 milhões de reais.
Mas em 2012, quando começaram a surgir as primeiras diferenças entre Dilma e Campos, os repasses diminuíram ainda mais e chegaram a 219 milhões de reais –  o menor valor desde 2006
Nos últimos meses, Campos têm apresentado sinais de que pode ser candidato à Presidência em 2014. Aumentou as críticas à política econômica de Dilma
Segundo dados do Tesouro Nacional, o valor repassado voluntariamente pelo governo federal em 2012 chegou a um patamar menor que o de 2006
As transferências voluntárias são aquelas em que não há obrigatoriedade prevista em lei, como nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) ou do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Segundo o Ministério do Planejamento, “os recursos de transferências voluntárias representam uma pequena parcela do total dos recursos do governo federal nos estados".


Nenhum comentário:

Postar um comentário